Mas, afinal, você sabe o que é web rádio?

Uma web rádio é uma rádio digital ou online como muitos conhecem, que é transmitida em tempo real por streaming pela Internet. A grande sacada das web rádios é que elas funcionam de maneira totalmente online de forma simples, utilizando um servidor que emite programas ao vivo ou gravados. Essa é a estratégia de muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos. Muitas emissoras famosas em AM ou FM acabaram lançando-se também na web, o que garante maior alcance de audiência na sua grade diária. Agora você sabe o que é web rádio e poderá criar a sua facilmente com este artigo.

A Internet trouxe possibilidades infinitas para diversas áreas, especialmente em relação à comunicação. Nessa nova onda digital, surgiu o recurso de rádio web, que revolucionou a forma como essa transmissão era realizada.

Hoje em dia, não importa onde você esteja. Uma pessoa no Japão, no Brasil ou na Nova Zelândia pode ter acesso aos mesmos programas ao vivo. Basta ter uma conexão a internet.

Ondas eletromagnéticas x Streaming

A maior diferença da web rádio para as que funcionam em AM e FM é a forma de transmissão. As rádios AM/FM se propagam através de ondas eletromagnéticas. Já as webrádios se difundem por meio de streaming, tecnologia de transmissão de dados pela internet.

Isso significa que, para ouvir uma rádio por meio analógico, a localização é essencial. Quanto mais distante do sinal, pior será essa transmissão. E ela ficará cheia de ruídos. No modelo pela web, a distância não influencia em nada na qualidade. O que fará a diferença é a velocidade e qualidade da conexão.

Web rádios têm baixo custo

É possível criar estações de rádio que funcionam exclusivamente de maneira online. E o seu maior diferencial é o custo. Em comparação com as rádios analógicas, o valor gasto pode ser dez vezes menor. Isso representa uma grande economia.

Isso porque o material necessário para montar uma estação de web rádio é bem mais reduzido que nos demais casos. Você precisará somente de uma conexão de Internet, um computador e um fornecedor de streaming. Além de sua voz. E pronto.

Sem necessidade de autorização do governo

De acordo com a legislação brasileira, as exigências para ter uma web rádio são bem mais flexíveis do que para as emissoras analógicas. É possível criar a sua sem necessidade de registro em nenhum órgão oficial do governo.

Enquanto que para não ser considerada pirata, uma rádio analógica precisa de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a web rádio se mantém na legalidade sem nenhuma taxa ou outro requisito.

FAÇA SUA DOAÇÃO
rl